
MARY GATIS. Artista visual e realizadora audiovisual, líder da Cristalina Filmes, produtora multimeios. Atuante nas artes performáticas, seus projetos combinam dança e música no campo do audiovisual expandido brasileiro.
Desde de 2022, sua obra em videodança "Frevo Mordido." está em exibição contínua no Museo Paço do Frevo em Pernambuco; o filme faz parte da coleção oficial da Instituição.
Em videocenografia, trabalha com videomapping colaborando com artistas como Ava Rocha, Johnny Hooker e Alceu Valença. Gatis acredita em múltiplas formas de criação e compreende as narrativas como algo mais profundo do que a superfície visual revela.
Da primeira geração do audiovisual expandido em Pernambuco, atua em festivais de música, teatro, performance e orquestras autorais, desde os anos 2000.
Em 2021, estreou seu primeiro trabalho autoral com DJ Dolores, intitulado 'Banda Sonora - Uma Cidade', onde reuniram suas experiências em cinema e música, enriquecidas pela performance de dança de Hayla Cavalcanti e o mc Freeza. ​
Recentemente, integrou a equipe de direção da série televisiva 'Transmutação', da diretora Camila Valença, realizando performances com um elenco 100% feminino. ​
Com Ava Rocha, vem experimentando a videocenografia autoral para o NEKTAR, novo projeto musical cantora.